Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Moura Bess leva versatilidade para operações da CEMIG. Descubra as novas fronteiras do armazenamento de energia!

BESS (Armazenamento de energia)

Moura Bess leva versatilidade para operações da CEMIG. Descubra as novas fronteiras do armazenamento de energia!

moura-bess-leva-versatilidade-para-operacoes-da-cemig
Leitura:3 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Pioneiro no Brasil, o Moura BESS é o primeiro sistema de armazenamento a interagir diretamente com uma rede de distribuição de energia

Uma parceria entre a Moura e a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) está revolucionando a distribuição e transmissão de energia no estado. Em uma iniciativa inovadora, o Moura Bess foi instalado no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é o primeiro sistema de armazenamento a interagir diretamente com uma rede de distribuição de energia, garantindo inteligência de gestão, flexibilidade e confiabilidade ao atendimento da demanda energética da instituição e de demais consumidores na região.

Versatilidade para uma operação mais segura e flexível

 O Moura Bess permite suprir os picos de demanda que sobrecarregam as subestações, e poderá ser acionado pela concessionária para dar suporte a essa necessidade extra. A versatilidade do sistema de armazenamento de energia da Moura possibilita uma operação mais segura e flexível para a distribuidora, através da regulação de tensão e gestão do reativo, por exemplo. 

 Benefícios para os consumidores

 A parceria de sucesso entre Moura e CEMIG, além de garantir suporte no armazenamento de energia, trará benefícios para os consumidores. A tecnologia do Moura Bess vai suprir a sobrecarga do ramal de alimentação, evitando flutuação na tensão do barramento, que provoca queima de equipamentos dos consumidores, e os desligamentos frequentes, gerando interrupção das atividades econômicas no entorno. 

 Moura Bess: garantia de fornecimento de energia ininterrupto

O projeto pioneiro da Moura vai atender a demanda da Distribuidora, e não somente da unidade onde está instalado. O sistema de armazenamento de energia, nesse caso, presta diversos serviços para essas duas frentes. Se por um lado, a distribuidora melhora seus índices de qualidade no atendimento às Unidades Consumidoras (UCs), a UFMG também se beneficia pelo backup no caso de faltas de energia.

 Pesquisas de performance e eficiência energética 

 Enquanto estiver atuando para suprir as necessidades do campus da UFMG onde está instalado, o Moura BESS também será um laboratório vivo, sendo utilizado para fins de pesquisa de performance e eficiência energética. A comunidade acadêmica e a população terão a oportunidade de conhecer o funcionamento da tecnologia que está revolucionando o mercado de distribuição de energia.

Qualidade e eficiência Moura

O Moura Bess foi desenvolvido pela equipe de engenharia da Moura em parceria com o Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM). O produto desenhado para a CEMIG se trata de um BESS (do inglês, Batery Energy Storage System) com tecnologia de chumbo-carbono, com 400 kW de potência e 750 kWh de energia.

Como funciona a tecnologia Moura Bess?

O Moura Bess é um sistema de armazenamento de energia com tecnologia 100% nacional. Por meio de baterias, conversores, mecanismos auxiliares e sistema de gerenciamento, propicia uma energia de maior qualidade com segurança e economia. Seu potencial para adicionar flexibilidade ao Sistema Interligado Nacional (SIN) favorece a expansão da geração de energia renovável, incluindo fontes intermitentes como solar e eólica, o que, na prática, significa também mais sustentabilidade ambiental. Em áreas remotas, seu uso combinado com sistemas de geração eólica e solar reduz o consumo de diesel e de outros combustíveis, e proporciona mais estabilidade à rede elétrica.

#MouraBess #CEMIG #UFMG #ArmazenamentoDeEnergia #DistribuiçãoDeEnergia 


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

BESS (Armazenamento de energia)

Moura Bess leva versatilidade para operações da CEMIG. Descubra as novas fronteiras do armazenamento de energia!

Pioneiro no Brasil, o Moura BESS é o primeiro sistema de armazenamento a interagir diretamente com uma rede de distribuição...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos