Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

A importância da regulagem de farol e 5 passos para fazê-la!

Bateria Automotiva

A importância da regulagem de farol e 5 passos para fazê-la!

regulagem-de-farol
Leitura:6 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

A regulagem de farol é uma das manutenções mais importantes do automóvel. Isso porque, em locais ou horários em que a visibilidade é reduzida e a luz do sol não está presente, estes componentes representam um recurso de segurança imprescindível. 

Segundo o diretor da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), inclusive, o anoitecer faz com que a percepção do motorista caia em 50%. Este dado reforça a importância do investimento em manutenções frequentes e na prevenção contra faróis desregulados como medida de segurança para motoristas, passageiros e pedestres.

Mas quando saber o momento de realizar este tipo de manutenção? Confira os próximos parágrafos e entenda tudo o que você precisa saber sobre o momento de regular os faróis do seu carro:

O que é a regulagem de farol?

A regulagem de farol é um processo de ajuste nos faróis dos veículos, que tem o objetivo de corrigir os ângulos errados em que seus componentes podem se encontrar, causando feixes de luz muito altos ou baixos —  o que representa um risco para a segurança no trânsito.

Esta é uma manutenção que precisa acontecer periodicamente porque, com o passar do tempo, as trepidações causadas pelo impacto do veículo com o solo fazem com que suas peças se movimentem constantemente, causando a desregulagem desses faróis.

Qual a importância da regulagem de farol?

Como já comentamos, faróis desregulados podem causar problemas de visibilidade para todos, inclusive outros motoristas: quando um veículo tem seus faróis muito altos, por exemplo, a luz transmitida por ele pode atrapalhar a visão nítida daqueles com quem compartilha trechos de ruas ou rodovias. 

Em contrapartida, quando os faróis estão baixos (ou tortos de alguma forma) a visibilidade de outros condutores e pedestres sobre o automóvel em movimento pode ser reduzida, gerando riscos à segurança de todos. Além disso, a visão do próprio motorista sobre a pista pode ficar comprometida, fazendo com que seja mais difícil identificar objetos e outros veículos ou pedestres nas ruas.

Por todos estes motivos, andar com os faróis devidamente regulados é uma obrigação prevista por Lei, conforme indica o Artigo 223 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): segundo este documento, andar com os faróis desregulados é considerado infração grave, passível de multa e retenção do veículo para regularização.

Como fazer a regulagem do farol?

Vista traseira de um carro esportivo vermelho em um showroom, destacando a importância da regulagem do farol para manter a visibilidade e segurança ao dirigir.

Fazer a regulagem do farol não é uma tarefa difícil, no entanto, é necessário se atentar a alguns detalhes importantes.

Agora que já explicamos a importância de fazer a regulagem do farol periodicamente, preparamos um passo a passo para realizar este processo! 

Os passos a serem seguidos são simples, mas você vai precisar estar com seu veículo em um local plano, que esteja na frente de uma parede e, preferencialmente, durante a noite. Além disso, será necessário ter em mãos:

  • Uma trena;
  • Uma chave de fenda;
  • Giz ou caneta;
  • Fita crepe.

Então, será preciso seguir os seguintes passos:

1. Pare o automóvel há 7,6m de uma parede plana

Estacione o automóvel em um lugar plano e a uma distância de 7,6 metros de uma parede (de preferência durante a noite) para uma melhor visualização dos ângulos dos faróis. Para chegar à distância correta, é possível utilizar a trena.

Além disso, não se esqueça de estar com os pneus calibrados para que a inclinação do veículo não interfira no momento de regulagem. Ligue os faróis, mas não acione os faróis altos e nem os de neblina.

2. Marque a parede e confira a distância

Utilize a fita adesiva para marcar a parede com as medidas dos centros dos faróis esquerdo e direito. Para um resultado efetivo, é necessário que os dois faróis tenham uma distância igual até o solo.

Aqui, também é importante se atentar à distância entre o carro e a parede: as marcas feitas com fita devem estar entre três e cinco metros de distância dos faróis. 

3. Faça outra marca

Agora, outra marca deve ser feita: com as medidas dos centros dos faróis esquerdo e direito, desça um centímetro (1 cm) da marca original para cada metro recuado. Ou seja: quanto mais longe, mais baixo, pensando na iluminação da estrada, por exemplo.

4. Cole o sulfite no vértice da linha desenhada

Agora, pegue as duas folhas de papel sulfite e faça uma linha horizontal do centro para a esquerda, inclinando-as em 15 graus para cima, do centro para a direita.

Ainda utilizando as folhas sulfite, cole o papel no vértice da linha desenhada para que ele fique sobre a segunda marca deslocada para baixo. 

Estas são as referências adequadas para você regular o farol.

5.Alinhe o feixe do farol baixo

Com as marcas devidamente adicionadas, chegou o momento de alinhar o facho do farol baixo e localizar os parafusos da regulagem de farol: em cada farol, há dois parafusos. Um deles serve para a regulagem vertical enquanto o outro atua na regulagem horizontal. Quando identificá-los, gire até que as linhas de projeção da luz coincidam com as marcas na parede.

Quando fazer o alinhamento de farol?

Close-up do farol traseiro de um carro preto ao anoitecer, ilustrando a importância da regulagem do farol para garantir a visibilidade adequada em condições de pouca luz.

A regulagem de farol deve ser feita para proporcionar segurança a você e aos demais motoristas. Por isso, saiba as principais características do procedimento.

O alinhamento de farol deve ser feito a cada 10 mil ou 20 mil quilômetros. No entanto, se você observar que o farol está desregulado, o indicado é levar o automóvel a um mecânico da sua confiança. Além disso, alinhar faróis pode salvar vidas de outros motoristas.

Você também deve alinhar os faróis quando:

  • Substituir a lâmpada do farol ou o farol;
  • Fazer reparos no farol;
  • Trocar ou arquear as molas da suspensão;
  • Modificar a altura do automóvel.

Mas lembre-se: a manutenção preventiva periódica dos veículos é muito importante e, caso ache necessário, é possível procurar ajuda de um profissional para realizar todos os passos corretamente, ok?

Viu como é feita a regulagem de farol e porque ela é essencial? Agora que você já sabe a importância do procedimento, fique atento aos sinais do automóvel e também à revisão veicular periódica, colaborando com um trânsito mais seguro e evitando imprevistos desagradáveis. 

E não se esqueça: para garantir o bom funcionamento dos faróis, opte por uma bateria de qualidade. Precisou de bateria? Moura.com!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Bateria Automotiva

Manutenção de caminhão: aprenda a garantir segurança

Um bom caminhoneiro sabe o quanto é importante manter em dia a manutenção de caminhão. Afinal, o veículo é a...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos