às |Atualizado às
O sistema start-stop surgiu a partir da fabricante Toyota, na década de 70. A tecnologia foi desenvolvida a fim de que as necessidades de veículos mais modernos e complexos fossem atendidas.
Além disso, ela trouxe consigo vantagens consideráveis para os usuários, aliando melhorias para o bolso e para o planeta. Mas, afinal, você sabe o que é start-stop, como se dá seu funcionamento e os benefícios desse sistema?
Pensando em atender a todas essas dúvidas, preparamos o conteúdo a seguir. Continue a leitura para ficar por dentro de tudo!
O sistema start-stop é nada mais do que uma tecnologia que desliga automaticamente o motor do veículo depois de alguns segundos da parada do automóvel, como ocorre no semáforo e no trânsito, por exemplo.
Além disso, também de modo automático, o sistema start-stop volta a ligar o carro, quando movimentos nos pedais são acionados de novo. Tudo isso para economizar combustível e diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera.
Embora a tecnologia conte com sistema de partida tradicional, há certas alterações em seu funcionamento. Os modelos que contam com o start-stop têm ganhos no desempenho do motor de partida e nos comandos eletrônicos do veículo.
Além disso, os automóveis com esse sistema possuem uma tecnologia que permite que o usuário saiba como está o estado de carga da bateria, bem como permite o encaixe de baterias maiores, que conseguem dar mais partidas no carro.
O sistema start-stop funciona quando o carro está parado e com rotação do motor em marcha lenta. Nos veículos manuais, o pedal da embreagem não pode estar acionado, assim como as marchas não devem estar engatadas. Enquanto nos veículos automáticos, o sistema de frenagem do carro deve estar acionado.
Além dessas questões, é importante que a temperatura do ambiente e do motor do veículo estejam no padrão, cabendo também seguir as instruções de cada fabricante, pois o funcionamento pode variar de montadora para montadora.
Ao seguir todas essas instruções pré-determinadas, o motor do carro será desligado de modo automático, ficando no modo de Stand By. Apenas depois do comando do condutor é que o motor é ligado novamente, isto é: para veículos manuais, quando o motorista pisa na embreagem; para veículos automáticos, quando o condutor solta o pedal do freio.
Essa aqui é uma boa pergunta para dizer o quanto o sistema start-stop é inteligente. Quando o motorista para em uma rua íngreme, por exemplo, o motor não é desligado automaticamente por questões de segurança.
Ele consegue reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO₂ em cerca de 10%, sendo muito eficiente em regiões de tráfego intenso — principalmente em regiões com trânsito muito lento e congestionado.
Também vale destacar que, quando o veículo está parado, os seus mecanismos elétricos continuam ativados — exceto em alguns modelos em que o sistema de ar condicionado tem seu funcionamento alterado (em vez de resfriar, começa a ventilar).
A depender do modelo do veículo também, o ar condicionado pode continuar funcionando normalmente, mas para isso existe a condição de que a temperatura fora do carro esteja acima de determinado grau.
O start-stop está presente no mercado de acessórios automotivos, mesmo para aqueles veículos que não contam com o sistema vindo de fábrica. No entanto, colocar aquele sistema comercializado por vendedores independentes, o qual é chamado de “start-stop universal”, pode não ser a melhor opção para seu automóvel.
Isso porque a tecnologia promete as mesmas funcionalidades, mas isso não ocorre na prática. Afinal, uma das principais vantagens do sistema é poupar combustível, no entanto, esses kits vendidos por terceiros não possuem essa função.
O custo do botão start-stop, acompanhado das outras peças necessárias para a instalação, fica na casa dos R$ 200. No entanto, além desse valor, caso o usuário não queira se arriscar e instalar o sistema por conta própria, há o custo da mão de obra para realizar esse serviço. A contratação de alguém para fazer a instalação do botão start-stop custa em torno de R$ 400.
Ainda que o preço pelo kit seja uma dúvida muito recorrente quando se trata do assunto, vale ressaltar que esse tipo de produto que não vem de fábrica não é recomendado para o veículo, podendo danificar o seu carro e seus componentes.
Sim, veículos equipados com o sistema start-stop requerem baterias específicas para operar de maneira eficiente. Diferente das baterias convencionais, que são projetadas para fornecer uma grande quantidade de energia apenas durante a partida do motor, as baterias para sistemas start-stop precisam suportar repetidos ciclos de carga e descarga ao longo do tempo.
Existem dois tipos principais de baterias para veículos com esse sistema:
Entenda a seguir o que você precisa ter em mente ao pensar em adquirir um carro com essa tecnologia:
Agora se você é, ou planeja se tornar um proprietário de um carro com start-stop, na Moura, você encontra as melhores baterias para veículos com essa tecnologia. Confira no site!
E claro, se precisar de uma bateria nova, você pode contar com o Moura Fácil, o delivery de baterias oficial da Moura! Pedindo sua bateria nova pelo Moura Fácil, um técnico especializado vai até você com entrega, instalação e testagem grátis!
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições