Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Cinco dias, duas mil pessoas e mais de cem filmes

Instituto Conceição Moura

Cinco dias, duas mil pessoas e mais de cem filmes

cinco-dias-duas-mil-pessoas-e-mais-de-cem-filmes
Leitura:2 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Mais de duas mil pessoas, entre moradores, visitantes e estudantes da rede municipal de ensino de Belo Jardim, participaram da 5ª Edição do Festival Internacional Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim – Cine Jardim, que terminou no último sábado (25). Promovido pelo Instituto Conceição Moura e a Pontilhado Cinematográfico, o evento que já faz parte do calendário da sétima arte do Nordeste, teve como tema “Cinema e Periferia” e promoveu importante intercâmbio com obras cinematográficas cubanas.

“O conjunto de mais de cem obras exibidas gratuitamente no Cineteatro Cultura e ao ar livre no Parque Ariano Suassuna estimularam, mais uma vez, a reflexão do público sobre a necessidade de firmar compromissos em prol da inclusão sociocultural e pela construção coletiva de melhores cidades para se viver”, celebrou a presidente do Instituto Conceição Moura, Taciana Moura.

O resgate do acesso à cultura cinematográfica é pilar fundamental dos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto. “Cinema não é apenas lazer, mas uma ferramenta educacional poderosa. Hoje o Instituto mantém a única sala de exibição da cidade e, tanto na grade regular, quanto no Cine Jardim, privilegiamos filmes que despertem o senso crítico e um olhar diferenciado em adultos e jovens”, complementa Taciana.

Na Mostra Competitiva do V Cine Jardim, o prêmio de melhor longa-metragem ficou com o cearense Inferninho, de Guto Parente e Pedro Domingues, que usa como pano de fundo o dia a dia de um bar descrito como “refúgio de sonhos e fantasias”.

Na competição de curtas, o vencedor foi o brasiliense Aulas que matei, dirigido por Amanda Devulsky e Pedro B. Garcia. Este ano, o festival Cine Jardim homenageou a Escuela Internacional de Cine y Television de San Antonio de los Baños (EICTV) e Dona Conceição Moura, empreendedora visionária, cofundadora do Grupo Moura e referência nacional em ações de transformação social, falecida este ano.

Além dos 116 filmes exibidos, entre curtas e longas-metragens das Mostras Competitiva e Especiais, foram realizadas oficinas como Animação em Stop Motion, Maquiagem e Efeitos Especiais para o Cinema; e Cinema de Terror: Como Produzir um Filme de Terror de Baixo Custo.


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Instituto Conceição Moura

Cinco projetos de jovens de Belo Jardim, desenvolvidos no Instituto Conceição Moura, foram selecionados para Mostra Nacional de Robótica

Cinco protótipos desenvolvidos por jovens de Belo Jardim, como parte da formação do Território do Fazer, programa do Instituto Conceição...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos