Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Cinema como ferramenta de transformação social

Instituto Conceição Moura

Cinema como ferramenta de transformação social

cinema-como-ferramenta-de-transformacao-social
Leitura:3 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Durante 30 anos, a cidade pernambucana de Belo Jardim, a 180 quilômetros da capital Recife, esteve órfã de uma sala de cinema. O acesso à Cultura cinematográfica foi retomado a partir de uma iniciativa do Instituto Conceição Moura. Todas quintas-feiras e domingos, os filmes nacionais e internacionais, do circuito comercial e alternativo, são exibidos gratuitamente no Cine Teatro Cultura – uma sala de cinema com 94 lugares, tela de cinco metros e meio por 3,1 metros e modernos sistemas de som e projeção.

A cidade sedia também, anualmente, o Festival Internacional Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim – Cine Jardim, projeto capitaneado pelo Instituto, em parceria com a Pontilhado Cinematográfico. Em 2019, o festival ocorre entre os dias 20 e 25 de maio. O tema deste ano é Cinema e Periferia e o festival homenageará a Escuela Internacional de Cine y Television de San Antonio de los Baños (EICTV)  e Dona Conceição Moura, empreendedora visionária, cofundadora do Grupo Moura e referência nacional em ações de transformação social, falecida este ano. Serão exibidos 116 filmes, entre curtas e longas-metragens, e realizadas oficinas como Maquiagem e Efeitos Especiais para o Cinema; e Cinema de Terror: Como Produzir um Filme de Terror de Baixo Custo.

“Entendemos o acesso e consumo do Cinema não apenas como opção de lazer, mas também como ferramenta educacional. A seleção dos filmes busca obras que trabalhem temáticas sociais e contemporâneas, despertando o senso crítico e um olhar diferenciado em adultos e jovens, com destaque para a ampla participação de estudantes da rede pública municipal de Ensino”, explica a presidente do Instituto Conceição Moura, Taciana Moura. Em pouco mais de quatro anos, já foram exibidos 125 filmes, com média anual de público de 4.440 pessoas.

O hiato que os belo-jardinenses passaram sem uma sala de cinema é quase paradoxal, quando observada a tradição da cidade com a Sétima Arte.  A primeira iniciativa de exibição de filmes ocorreu em 1923, quando um projetor a manivela levava pequenas produções para a população. Na década de 1970, Belo Jardim foi uma cidade que respirou cinema, com diversas salas de projeção e sendo locação e inspiração de Cleto Mergulhão, ator, cineasta e produtor. São obras suas o curta-metragem em Super-8 “A Casa Maldita” e o longa “O Palavrão”, de 1978.

As sessões do Quintas de Cinema são divididas em duas faixas, diurnas e noturnas. As sessões diurnas ocorrem às 9h e às 14h mediante agendamento prévio de escolas e ou órgãos/entidades sócio-assistenciais, onde geralmente temos uma sugestão de filme mensal. As sessões noturnas ocorrem todas as quintas-feiras às 19h30 e são as que têm maior direcionamento social, com filmes mais engajados e capazes de suscitar debates na população.

Por fim, as sessões do Domingos de Cinema acontecem sempre às 16h e trazem filmes para a toda a família. Com temática mais leve e baixa classificação indicativa, os títulos buscam oferecer lazer e descontração. Todas as nossas sessões são gratuitas, no entanto, é solicitada a contribuição de 1kg de alimento não perecível. A arrecadação é destinada ao Lar dos Idosos Bezerra de Menezes.


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Instituto Conceição Moura

Cinco projetos de jovens de Belo Jardim, desenvolvidos no Instituto Conceição Moura, foram selecionados para Mostra Nacional de Robótica

Cinco protótipos desenvolvidos por jovens de Belo Jardim, como parte da formação do Território do Fazer, programa do Instituto Conceição...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos