Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

CNH C: que é e passo a passo de como tirar!

Dicas Moura

CNH C: que é e passo a passo de como tirar!

cnh-c
Leitura:6 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Dirigir um veículo de carga é uma tarefa que exige habilidades específicas e, acima de tudo, a permissão correta: a CNH C é o principal documento para permitir que um motorista faça a operação de veículos pesados (com mais de 3,5 toneladas) como caminhões, tratores, máquinas agrícolas e todo tipo de modelo de transporte de materiais.

Para obter este documento, existem alguns pré-requisitos fundamentais a serem cumpridos: afinal, trata-se de uma categoria da CNH que, geralmente, é utilizada para o trabalho de motoristas e operadores — responsáveis por deslocar e manejar os mais diversos tipos de mercadorias e equipamentos.

Se você busca descobrir quais são eles, como cumpri-los e entender todos os detalhes que envolvem a carteira de motorista na categoria de veículos de carga, continue com a gente!

O que é habilitação categoria C?

Além de abranger todos os veículos que podem ser dirigidos na categoria B (como carros de passeio), a Carteira Nacional de Habilitação categoria C, também conhecida como CNH C, é uma licença que permite ao motorista operar veículos utilizados para transporte de carga com peso superior a 3,5 toneladas.

Obter este documento significa que o motorista está apto a dirigir:

  • Caminhões;
  • Tratores;
  • Máquinas agrícolas e industriais (como colheitadeiras, retroescavadeiras, empilhadeiras e rolos compactadores);
  • Vans e caminhonetes de carga.

Para ela, entretanto, não são abrangidos veículos que transportam pessoas, animais vivos ou mesmo os veículos articulados.

Qual a diferença da carteira C para a D?

um trator está fazendo a colheita em meio a uma plantação durante o dia

Diferentemente da CNH D, a CNH C não permite que o motorista transporte mais de 8 pessoas ou animais vivos em sua carga

Como comentamos anteriormente, a Categoria C da Carteira de Habilitação não permite que o motorista transporte veículos de grande porte com passageiros— como é o caso dos ônibus, por exemplo. 

Nesse sentido, a principal diferença entre a CNH categoria C e a D é que a segunda abrange, também, os veículos que transportam mais de 8 passageiros e animais vivos (como trens, ônibus e locomotivas).

Como tirar a carteira C?

Obter a CNH categoria C envolve um processo detalhado que requer tempo, dedicação e experiência prévia com a CNH B. Para te ajudar a entender melhor sobre ele, preparamos um passo a passo com pré-requisitos e ações importantes até a emissão deste documento. Veja:

  • Pré requisitos para a CNH C

um motorista de um veículo de carga está sorrindo enquanto permanece dentro do automóvel. Ele veste camisa polo azul e um boné da mesma cor, e segura uma prancheta em suas mãos

Um dos principais pré-requisitos para emitir a CNH C é a experiência prévia com a CNH B

Antes de buscar uma autoescola para tirar a habilitação de veículos pesados, certifique-se de que todos os itens a seguir estão em dia:

  • Experiência com CNH B: é preciso possuir a categoria B em dia e, com ela, somar a experiência de pelo menos um ano sem ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima. Além disso, o motorista não deve ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses;
  • Idade mínima: para solicitar esta categoria de carteira, é preciso ter completado, pelo menos, 19 anos de idade;
  • Exames e testes: antes de dar início às aulas teóricas em uma escola credenciada, a categoria C também exige que o motorista cumpra uma série de exames e testes que provam conformidade com alguns requisitos essenciais para a condução de veículos pesados. Os principais são o exame médico, o psicotécnico e o teste toxicológico.

É válido ressaltar que, de acordo com a Lei Federal 13.103, o exame toxicológico (que tem validade de 2 anos e meio) deve ser feito em todos os motoristas que possuem ou buscam emitir a CNH tipo C — independentemente de, com ela, exercerem atividade remunerada ou não.

Com estes requisitos prontos, é possível avançar no processo de tirar a habilitação para dirigir veículos pesados. Agora, é o momento de iniciar as aulas teóricas e práticas:

Aulas teóricas e práticas

um aluno da autoescola ´para CNH C está realizando a prova teorica sobre uma mesa de madeira

O processo de emissão da CNH C conta com aulas e exames teóricos, assim como acontece em outras categorias

Se todos os pré-requisitos e exames iniciais para a CNH tipo C estiverem em conformidade, as aulas teóricas e práticas desta etapa podem ter a duração de, em média, 90 dias (assim como acontece na CNH B). Para finalizá-las, o passo a passo costuma ser o seguinte: 

  • Curso teórico: ele é obrigatório e você pode dar início às suas aulas em uma autoescola credenciada. Sua matéria abrange leis de trânsito, primeiros socorros, direção defensiva e outros tópicos relevantes para o contexto em que a carteira de habilitação será utilizada;
  • Exame teórico: após concluir o curso teórico, você precisará passar por um exame que (assim como acontece na CNH B) tem o objetivo de medir seu conhecimento adquirido durante as aulas;
  • Curso prático: depois de passar no exame teórico, você começará o curso prático de direção. Diferentemente da categoria B, neste caso são necessárias 20h de prática antes da realização do exame;
  • Exame prático: por fim, você fará o exame prático de direção. Se passar, você receberá sua CNH C e estará apto a dirigir qualquer tipo de veículo que se enquadre na categoria!

Qual o valor de investimento para tirar a CNH C?

uma frota de caminhões está andando por uma rodovia em fila

Para tirar a Carteira de Habilitação C é necessário desembolsar, em média, R$2.600,00. Os valores podem variar bastante de acordo com diversos fatores (como a região do país em que o motorista buscará pelas aulas) e, neles, estão inclusos os valores relacionados aos exames médicos e toxicológicos, o psicotécnico, taxas de exames e as aulas — teóricas e práticas.

 

Como você pôde ver até aqui, a CNH categoria C é uma licença essencial para quem deseja operar veículos pesados e, por isso, compreender as diferenças entre ela e as outras categorias (principalmente o passo a passo específico para a emissão deste documento) é fundamental. 

Embora o processo possa parecer desafiador e cheio de etapas, dirigir veículos de carga é uma grande responsabilidade e demanda uma atenção extra quando se trata de um preparo adequado.

Por isso, lembre-se de que a segurança é sempre a prioridade ao dirigir e procure seguir os passos com a ajuda de escolas especializadas!

E se você se interessa por conteúdos sobre veículos pesados e de carga, não deixe de conferir os outros artigos sobre esse tema aqui no Blog Moura!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Dicas Moura

CNH C: que é e passo a passo de como tirar!

Dirigir um veículo de carga é uma tarefa que exige habilidades específicas e, acima de tudo, a permissão correta: a...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos