Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Aprenda como limpar banco de carro em passos simples!

Dicas Moura

Aprenda como limpar banco de carro em passos simples!

limpar-banco-de-carro
Leitura:6 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Se você gosta de manter os ambientes de sua casa confortáveis e higienizados, com seu carro não deve ser diferente, não é mesmo? Afinal, seja para o uso cotidiano ou longas viagens, os veículos são parte essencial da rotina de muitas pessoas e, sendo motoristas ou não, todos passamos uma parcela significativa de nosso tempo neles.

Para manter seu ambiente agradável, então, é positivo investir algum esforço em limpezas periódicas, sempre lembrando de abranger seu interior: volantes, painel, filtro do ar-condicionado e, claro, os bancos.

Geralmente, os assentos acumulam todo tipo de sujeira (desde migalhas de comida até respingos e detritos das ruas) e, com o passar do tempo, podem se tornar local de alojamento para germes, bactérias e poeira.

Felizmente, com algumas dicas simples e produtos de limpeza comuns é possível deixar os estofados sempre limpos e renovados, longe de qualquer resquício de sujeira.

Quer aprender como limpar banco de carro? Confira os tópicos a seguir!

Como limpar banco de carro?

Para limpar um banco de carro corretamente, é necessário ter por perto alguns produtos básicos (como água e sabão) e outros específicos para cada tipo de revestimento (como o couro ou o tecido). Além disso, é importante ter em mãos um aspirador de pó, panos de limpeza e um balde. Neste processo, é necessário retirar toda a sujeira presente nas fendas dos bancos, aspirar os estofados e utilizar produtos desinfetantes.

Antes de qualquer coisa, entretanto, é preciso organizar todos esses materiais — além do próprio ambiente do veículo — para dar início à limpeza:

Itens que vão te ajudar!

o bocal de um aspirador de pó está sendo passado sobre o banco de tecido de um carro

O aspirador de pó é um dos principais aliados para quem busca limpar banco de carro com mais rapidez

Os itens essenciais para limpar banco de carro podem variar bastante, de acordo com o material que será higienizado e até mesmo o nível de sujeira desses revestimentos. Porém, de maneira geral, é sempre positivo manter por perto:

  1. Um aspirador de pó com bocal de escova;
  2. Pano de microfibra;
  3. Pano de algodão;
  4. Escova macia;
  5. Borrifador;
  6. Limpador de couro ou de estofados;
  7. Vinagre, bicarbonato e álcool;
  8. Um balde.
  • Prepare o ambiente

Preparar o local onde acontecerá a limpeza (assim como separar os produtos que serão utilizados) pode te ajudar a otimizar seu tempo e esforços durante essa ação. Confira algumas dicas que podem te guiar:

  • Identificar o tipo de material dos assentos: antes de iniciar sua limpeza, é importante saber se os bancos do seu carro são de couro ou tecido: isso vai determinar quais produtos você deve usar; 
  • Reunir os materiais de limpeza: então, reúna tudo o que você vai precisar, como aspirador de pó, produtos para estofados, panos de microfibra, escova macia e um balde com água morna;
  • Utilize o aspirador de pó

o bocal de um aspirador de pó está sendo passado sobre o banco de tecido de um carro

O aspirador de pó é um dos principais aliados para quem busca limpar banco de carro com mais rapidez

Utilize o aspirador de pó e a escova macia para tirar qualquer sujeira, migalhas ou detritos que estejam nas fendas e costuras dos assentos do carro. Aqui, é importante certificar-se de uma limpeza minuciosa, buscando que nada atrapalhe o processo de higienização que envolve produtos químicos (etapa que explicamos a seguir).

Depois que as fendas dos bancos estiverem limpas, é hora de aspirar os assentos com ajuda de uma escova macia, buscando remover toda a sujeira, poeira e restos de comida em sua superfície. Certifique-se de alcançar todos os cantos!

Se houver manchas de sujeira frescas nos revestimentos, como terra ou lama, deixe-as secar antes de tentar removê-las. Depois que secarem, você pode usar uma escova macia para raspar suavemente as manchas e, em seguida, aspirar seus resquícios.

  • Tipos de banco

Dependendo do material que envolve os assentos do veículo, é possível que a escolha sobre os produtos de higienização varie em alguns aspectos. Afinal, tratando-se de diferentes tipos de revestimento, esperamos encontrar diferentes reações ao entrar em contato com produtos químicos. Por isso, separamos dicas para te ajudar a limpar banco de carro em couro e em tecido da melhor forma. Confira:

O que é bom para limpar banco de carro de tecido?

Depois de retirar a poeira com um aspirador de pó, seus bancos de tecido podem ser limpos com alguns dos materiais que separou antes de iniciar o processo:

  • Um balde de água (1L);
  • Vinagre branco (½ xíc.);
  • Álcool (½ xíc.)
  • Bicarbonato de sódio (1 colher de sopa);

A ideia é criar uma solução entre esses produtos e adicioná-la a um borrifador. Se não tiver um com você, também é possível utilizar uma toalha, umedecendo-a ao longo do processo.

Com uma escova em mãos, você pode borrifar a solução percorrendo todas as superfícies do banco e esfregando suavemente. Repita esses passos quantas vezes forem necessárias, removendo todos os sinais de sujeira e manchas.

Por fim, você também pode enxaguar os bancos com um pano úmido. Mas cuidado: assim como na hora de aplicar a solução de limpeza, não é recomendável exagerar nas quantidades de água depositadas sobre o tecido.

E os bancos de couro?

uma mão humana está passando um pano de limpeza sobre os bancos de couro de um carro

Se você quer limpar banco de carro em couro, o pano úmido é um item fundamental

Se o seu carro conta com bancos de couro, a atenção deve ser redobrada: por ser um revestimento sensível a alguns produtos químicos, é recomendável evitar aqueles mais agressivos, optando sempre por: 

  • Um balde de água (1L);
  • Sabão neutro;
  • Uma toalha umedecida.

Em algumas lojas especializadas também é possível encontrar produtos formulados para couro, que ajudam a remover sujeira e manchas sem danificar a superfície.

Além disso, antes de borrifar qualquer produto de limpeza no banco inteiro, é válido testar sua aplicação em uma pequena área dos estofados. Assim, é possível prevenir danos extensos ou descoloração.

Aqui, também é recomendável evitar o excesso de água: sempre opte por limpar o banco de carro em couro de maneira delicada e suave. 

E aí, anotou nossas dicas? Aqui no blog Moura, temos diversos artigos que podem continuar te ajudando a cuidar do seu carro da melhor maneira!

E falando em cuidados com o carro, que tal fazer a revisão e deixar tudo em dia antes de pegar a estrada? Se precisar de uma nova bateria, investir na qualidade e durabilidade da Moura faz toda a diferença!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Dicas Moura

Aprenda como limpar banco de carro em passos simples!

Se você gosta de manter os ambientes de sua casa confortáveis e higienizados, com seu carro não deve ser diferente,...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos