Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Entenda tudo sobre como funciona a energia solar

Bateria Solar

Entenda tudo sobre como funciona a energia solar

como-funciona-a-energia-solar
Leitura:7 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Você já se perguntou sobre como funciona a energia solar? A energia solar é aquela que vem da luz e do calor emitidos pelo Sol, é uma fonte de energia renovável e pode ser aproveitada de forma térmica ou fotovoltaica, gerando energia térmica e energia elétrica. 

As fontes renováveis são uma solução realmente importante para a manutenção das condições de vida da humanidade e para o meio ambiente como um todo, sendo assim, é importante compreender um pouco melhor o modo como essa geração de energia funciona.

Neste post, vamos apresentar algumas características sobre esse tipo de utilização energética pelo Brasil e pelo mundo, além de falar sobre os tipos de energia solar e suas principais vantagens. E aí, quer conferir mais detalhes? Então, siga com a leitura!

Por que a energia solar é importante?

Todos nós sabemos que o Brasil é um país tropical e que por isso existem condições propícias para a geração de energia solar. Tanto é verdade, que foi criada uma Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica chamada Absolar.

O objetivo dessa associação é ampliar o uso da energia solar fotovoltaica na matriz elétrica brasileira, fazendo com que seja desenvolvido um setor fotovoltaico nacional com qualidade, competitividade, sustentabilidade e profissionalismo.

Também por isso, o cenário nacional para a expansão de energia solar tende a crescer. Para tal, algumas políticas públicas vêm sendo implantadas. Um exemplo é o estado de Minas Gerais que, em 2018, ofereceu isenção de ICMS para geração de energia solar. Além disso, o BNDES também financia diversos fabricantes de painéis fotovoltaicos.

Atualmente, o Governo Federal diz que quer estimular a produção de energia solar sem taxar o usuário. Investir em um recurso renovável e limpo alivia o peso das termelétricas que são as grandes responsáveis pela geração da energia que chega nas nossas casas e empresas.

Quer saber como funciona a energia solar pelo mundo? Ela representa apenas 1,3% da energia elétrica gerada. Para você ter ideia, a China aparece no ranking dos países que mais investem nesse setor e representa 26% de todas as instalações do mundo.

Os Estados Unidos e o Japão também se destacam, cada um representando aproximadamente 13% da produção. Já a Alemanha é o país com maior capacidade solar instalada por pessoa, cerca de 500 watts por habitante. E por último vem a Itália, com 7,8% da toda produção energética nacional representada por fontes solares.

Quais os tipos de energia solar?

Vejamos alguns dos tipos mais conhecidos de geração de energia solar: 

Energia térmica

Essa energia utiliza o calor do sol para aquecer outro meio, geralmente para esquentar a água. São necessários coletores solares ou tubos a vácuo capazes de absorver o calor.

Assim, o calor é absorvido por uma espécie de líquido que fica nesses painéis e transportado por tubos isolados até chegar ao reservatório térmico ou depósito de água quente. Esse tipo de energia frequentemente é usada nos domicílios e nos pequenos negócios.

Energia heliotérmica

Essa energia usa uma tecnologia que acumula o calor dos raios solares, mas concentra num único ponto receptor. Neste caso, alguns espelhos são usados e conduzem essa energia para um tubo ou topo de uma torre. Nesse tipo de usina heliotérmica, o calor armazenado em um fluido é transferido para água que se torna vapor e gira as turbinas.

A energia heliotérmica é usada em processos industriais que precisam de altas temperaturas para gerarem eletricidade. Um exemplo simples é a usina termelétrica.

Energia solar fotovoltaica

Esse é o tipo de energia solar mais popular e comum, pode ser usada nos negócios ou na sua própria residência. Para saber como funciona a energia solar, é preciso que você entenda um pouco mais sobre o sistema fotovoltaico.

Como montar um sistema e como funciona a energia solar?

Imagem de um homem segurando um painel sabendo como funciona a energia solar

Com o advento das energias renováveis está na hora de compreendermos como funciona a energia solar.

Confira os passos fundamentais para implementar o sistema: 

Instale o painel solar

Se você deseja entender um pouco sobre como funciona a energia solar, deve aprender como é o funcionamento do painel solar. Os painéis são instalados nos telhados das casas ou empreendimentos. Eles funcionam em conjunto e são conectados a um inversor solar. Em contato com o sol, reagem a luz solar e a transformam em energia elétrica que alimenta toda a rede de residências ou pontos comerciais.   

Use um inversor solar

O inversor solar é o grande responsável por converter a energia elétrica gerada pelas placas solares de corrente contínua para corrente alternada. O inversor tem o papel também de garantir a segurança do sistema e medir a energia produzida pelas placas.

Tenha um quadro de luz

Depois de passar pelo inversor, a energia vai para o quadro de luz. Neste ponto, a forma como funciona a energia solar funciona é bastante semelhante às outras: a partir do quadro de luz, ela é distribuída para todo o ambiente da casa.

Tipos de painéis de energia fotovoltaica

A placa solar ou painel fotovoltaico dura em média 25 anos. Após o término da vida útil do material é preciso trocá-lo por diversos motivos, principalmente pois sua capacidade de absorção cai consideravelmente após determinado tempo de uso.

Os painéis solares possuem placas que são classificadas de acordo com a quantidade de watss por hora. Essas placas se diferenciam por sua eficiência. Quanto menores, melhores.

No mercado, há vários tipos de placas, sendo que 85% das placas instaladas no mundo todo têm tecnologias a base de silício. Alguns exemplos de tecnologia dos painéis de energia fotovoltaica são:

  • Células fotovoltaicas orgânicas (opv): Têm eficiência variável e utilizam a eletrônica orgânica para absorver a luz;
  • Painéis solares de silício amorfo: São menos eficientes, mas bons para o meio ambiente por não possuírem metais pesados. Costumam ter eficiência de até 9%.
  • Painéis solares de telureto de cádmio (cdte): Possuem uma fina camada semicondutora que converte e absorve a luz solar em eletricidade. Têm baixo custo e eficiência de até 16%
  • Painéis solares de seleneto de cobre, índio e gálio (cis/cigs): Absorvem a luz solar e possuem um filme mais fino em relação aos outros semicondutores. Capacidade de até 12%.
  • Painéis solares de Película Fina: São parecidos aos painéis Policristalinos. Eficiência de até 13%.
  • Placas de silício polisilício (p-Si) : Fundem-se os cristais em um bloco e preservam os múltiplos cristais. Eficiência de até 18%.
  • Placas de silício monocristalina: Eficiência de até 22%. As que estão acima de 17% são consideradas premium.

Quais as vantagens da energia solar?

Imagem de painéis na grama para explicar como funciona a energia solar

Entender como funciona a energia solar é o primeiro passo para contribuir para o mundo e para seu próprio bolso.

Para terminar, procuramos destacar os principais ganhos trazidos por esse tipo de produção energética: 

É de baixo custo

Os painéis solares podem custar um pouco mais caro, mas ao longo dos anos você verá a economia de energia. Além disso, não terá muito gasto com a manutenção e verá o quanto a energia solar é mais barata que a energia elétrica oferecida pela sua distribuidora.

É renovável

A energia solar é renovável. Ela é a mais acessível aos lugares remotos. O sol oferece a energia necessária para a sua casa, apartamento ou empreendimento.

É inesgotável

A forma como funciona a energia solar é diferente dos outros recursos renováveis. A luz do sol é inesgotável e você poderá aproveitá-la por muitos anos.

É silenciosa

O processo de produção da energia solar é 100% silencioso, o que é ótimo para quem tem crianças pequenas em casa.

É fácil de manter

O painel solar tem peças móveis e por isso não há desgastes. Os painéis fotovoltaicos podem durar mais de 20 anos. Para conservá-los, basta fazer uma limpeza anual.

É usada em áreas isoladas

Se não tem rede elétrica próxima a sua casa, não se preocupe! A energia solar é a solução para quem mora afastado da cidade. Além disso, é mais barata do que você adquirir um gerador de energia. 

Agora que você aprendeu como funciona a energia solar, poderá pensar com carinho em investir nessa fonte renovável, não é mesmo? E não se esqueça, para que seu sistema funcione com precisão, invista em baterias estacionárias de qualidade, como as da Linha Solar da Moura.


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Bateria Solar

Entenda tudo sobre como funciona a energia solar

Você já se perguntou sobre como funciona a energia solar? A energia solar é aquela que vem da luz e...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos