Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Mitos e verdades sobre ter energia solar em casa

Bateria Solar

Mitos e verdades sobre ter energia solar em casa

energia-solar-em-casa
Leitura:7 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

A energia solar em casa vem conquistando cada vez mais espaço, principalmente como uma alternativa viável e sustentável para suprir as necessidades energéticas das residências. Com a crescente preocupação com a preservação do meio ambiente e a busca por fontes renováveis, essa tecnologia tem se popularizado, expandindo significativamente o mercado consumidor.

Neste conteúdo, você entenderá como a energia solar em casa pode ser um investimento promissor. 

Preparamos um conteúdo para que os consumidores possam aproveitar os benefícios que essa tecnologia oferece, entendendo os mitos e verdades que envolvem uma solução cada vez mais popular. 

Confira:

O que é energia solar residencial?

A energia solar residencial consiste na instalação de painéis solares nas casas para aproveitar a energia do sol. Essa luz, então, é convertida em eletricidade utilizável. 

Essa escolha tem se popularizado por dois principais fatores: a possibilidade de economia e, claro, a preocupação com a sustentabilidade.

Do ponto de vista financeiro, a energia solar em casa reduz (ou até mesmo elimina) a dependência da rede elétrica resultando em uma boa economia na conta de energia. 

Além disso, ter energia solar em casa contribui para a preservação do meio ambiente, uma vez que representa uma fonte limpa e renovável, não emitindo gases poluentes durante sua geração. 

Como funciona o sistema de energia solar 

na imagem, a parte da frente de uma casa está em foco. Ela tem uma parede de tijolos na cor cinza, uma janela grande na frente, e em seu telhado estão dispostas 12 placas de energia solar

O sistema de energia solar utiliza placas fotovoltaicas que convertem a luz solar em eletricidade. Estas placas contêm as chamadas “células fotovoltaicas”, responsáveis por absorver a luz solar e liberar elétrons, criando uma corrente elétrica contínua. 

Um inversor converte essa corrente contínua em corrente alternada, que pode ser utilizada para alimentar os aparelhos elétricos de uma residência. No Brasil, devido ao amplo potencial de radiação solar, o país possui condições favoráveis para a geração de energia solar.

No entanto, para que o sistema de energia solar funcione de forma autônoma, a utilização de baterias estacionárias se faz importante. Afinal, elas têm o papel de  armazenar o excesso de energia produzido pelos painéis solares durante o dia, aproveitando dessa luz mesmo quando não há luz solar direta.

É válido mencionar que, ao optar por energia solar em casa, é importante considerar a capacidade das baterias estacionárias e a capacidade dos painéis solares de acordo com a localização da residência e a quantidade de luz solar disponível — fatores bastante relevantes para garantir que o sistema seja eficiente e atenda às necessidades de consumo do local.

Para conhecer melhor sobre como funciona cada tipo de energia solar para sua casa, confira os tópicos que preparamos a seguir:

Tipos de energia solar

na imagem, um homem está usando luvas amarelas e segurando uma placa de energia solar enquato se mantém em pé em um local que parece ser o telhado de uma casa

Como comentamos nos parágrafos acima, cada residência conta com diferentes necessidades quando tratamos do abastecimento energético. Essas variações dizem respeito a diversos fatores, como o acesso à rede elétrica do local, por exemplo.

Nos tópicos abaixo, exploramos cada um desses fatores, de acordo com o tipo de energia solar mais adequada. Não deixe de acompanhar:

Energia solar on grid

A energia solar on-grid refere-se a um sistema solar em que a residência está conectada à rede elétrica pública. A partir dela, os painéis solares geram energia durante o dia, e o excedente é enviado para a rede, gerando créditos. 

À noite (ou em momentos de baixa geração solar), a residência passa a utilizar a energia da rede elétrica.

Energia solar off grid

a energia solar off-grid é um sistema que não está conectado à rede elétrica pública. Nesse caso, os painéis solares geram energia que é armazenada em baterias estacionárias, para uso posterior. 

Esse tipo de sistema é comumente utilizado em áreas rurais ou em locais remotos, onde não há acesso à rede elétrica convencional.

Sistema híbrido de energia solar

O sistema híbrido de energia solar combina a energia solar com outras fontes de energia, como a rede elétrica pública ou geradores a diesel. Esse sistema permite aproveitar tanto a energia solar quanto a energia da rede ou do gerador, proporcionando maior flexibilidade e confiabilidade energética. 

Pode ser uma opção interessante para locais com intermitência na geração solar, ou mesmo para quem deseja maximizar a utilização de fontes de energia renováveis.

10 Mitos e verdades sobre ter energia solar em casa na imagem, um homem está em pé em cima de um telhado de uma casa que conta com dois andares, e uma tintura de tons terrosos na parede. Em suas mãos, ele segura uma placa de energia solar

Agora que conhecemos melhor sobre os principais tipos de energia solar em casa, que tal nos aprofundarmos sobre os mitos e verdades que envolvem essa alternativa?

Nos próximos tópicos, tiramos algumas dúvidas essenciais sobre ela. Acompanhe:

Placas solares são frágeis? 

Mito! As placas solares não são frágeis, uma vez que são projetadas para suportar condições climáticas adversas, como até mesmo o granizo e outras intempéries. 

Elas são feitas com materiais duráveis, como vidro temperado, e possuem estruturas bastante robustas. Embora danos possam ocorrer em casos extremos, essas situações são raras e não representam um risco significativo para a durabilidade geral das placas solares.  

Preciso de autorização para instalar energia solar em casa?

Verdade! Para instalar energia solar em casa, geralmente é necessário obter autorização ou aprovação das autoridades competentes, como a distribuidora de energia elétrica local. Isso ocorre para garantir a segurança e conformidade com as normas estabelecidas. 

Por isso, é importante verificar os requisitos específicos da sua região antes de iniciar a instalação.

Não vou ter energia em dias nublados? 

Mito! Mesmo em dias nublados, as placas solares ainda conseguem gerar eletricidade. Embora a produção de energia solar seja mais eficiente em dias ensolarados, as células fotovoltaicas nas placas solares são projetadas para converter a luz solar em eletricidade, mesmo em condições de luminosidade reduzida.

Sistemas fotovoltaicos duram muitos anos? 

Verdade! Os sistemas fotovoltaicos são projetados para ter uma vida útil longa, durando muitos anos. Os painéis solares têm garantias de desempenho de 25 a 30 anos, e os componentes de seu sistema são construídos para serem resistentes e duráveis. 

Com manutenção adequada, é possível obter um bom desempenho do sistema por várias décadas.

É um investimento que se paga?

Verdade! A instalação de energia solar em casa é um investimento que se paga ao longo do tempo. Com acesso a financiamentos específicos, é possível reduzir os custos de energia elétrica significativamente. 

O tempo necessário para recuperar o investimento varia, mas, em média, a maioria dos sistemas de energia solar residencial começa a “se pagar” em 5 a 10 anos, proporcionando uma economia importante na conta de energia ao longo da vida útil do sistema.

Precisa de muita manutenção? 

Mito! Os sistemas de energia solar não exigem muita manutenção. Após a instalação, eles requerem apenas limpeza periódica dos painéis solares e verificações básicas. Os custos de manutenção são baixos e a maioria dos instaladores oferece garantias e serviços de suporte.

Placas solares ficam esteticamente feias? 

Mito! As placas solares não ficam esteticamente feias. Com diferentes opções de design disponíveis, elas podem se integrar harmoniosamente à arquitetura da casa, valorizando o seu visual. 

Ainda, conforme o tempo passa e novas versões são lançadas, painéis solares estão se tornando mais discretos e elegantes, podendo até adicionar um toque moderno à aparência da residência.

Se a energia acabar no meu bairro o meu sistema também para de funcionar? 

Verdade! No caso de sistemas de energia solar on-grid (que estão conectados à rede elétrica pública), quando ocorre um corte de energia no bairro, o sistema também para de funcionar. Porém, existem sistemas off-grid, que são autônomos e possuem baterias de armazenamento, capazes de fornecer energia mesmo sem a rede elétrica.

Bateria para energia solar é Moura

Já deu para perceber que a energia solar em casa é uma opção vantajosa para economia e sustentabilidade. Enquanto os sistemas on-grid dependem da rede elétrica, os sistemas off-grid, com baterias estacionárias, garantem energia contínua. 

Nesse sentido, é essencial escolher baterias para energia solar de alta qualidade, como as baterias estacionárias Moura reconhecidas pela sua durabilidade e confiabilidade para otimizar a eficiência dos sistemas que você escolher para seu lar.

Conte com a gente, e confira todas as nossas opções!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Acumulação de Energia

Confira o portfólio Moura para negócios industriais

Por aqui dizemos que o nosso sucesso depende do sucesso dos nossos clientes. É por isso que muito mais que...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos