Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

O que é manutenção corretiva e como evitá-la?

Mecânica

O que é manutenção corretiva e como evitá-la?

manutencao-corretiva
Leitura:6 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Dentre as mais temidas quando tratamos de manutenções em veículos, a manutenção corretiva é essencial para a melhor performance de qualquer tipo de automóvel que tenha apresentado falhas concretas. Afinal, composto por inúmeros sistemas e peças atuantes em conjunto, é muito provável que seu carro precise deste tipo de cuidado eventualmente. 

Para te ajudar a entender o que é, sua importância e algumas dicas de como evitar a revisão corretiva, preparamos alguns tópicos informativos que você confere a seguir:

O que é a manutenção corretiva?

A manutenção corretiva é um tipo de reparo realizado após a falha de um componente, sistema, peças ou equipamentos de qualquer tipo de maquinário. Seu objetivo principal é restaurar esse funcionamento ideal, seja por meio de trocas completas ou ajustes pontuais. 

Nos veículos, esse tipo de manutenção também tem importância ímpar: seja corrigindo danos causados por acidentes, trocando peças gastas ou realizando pequenos reparos, como limpezas, é este tipo de assistência que você deve procurar quando perceber que algo não anda bem com seu carro.

 Confira seus principais tipos a seguir:

Onde é aplicada a manutenção corretiva?

um homem está levando um veículo que quebrou na estrada em um caminhão de guincho, para fazer a manutenção corretiva

Nos carros, a manutenção de correção representa todo tipo de reparo realizado após a detecção de falhas no seu funcionamento normal

Como já comentamos, a manutenção corretiva é necessária em situações bem variadas. Afinal, seu objetivo principal é lidar, de maneira precisa, com uma grande diversidade de situações, imprevistos e desgastes comuns nos carros, motos e até mesmo veículos de grande porte. Nos tópicos a seguir, explicamos as situações mais comuns que demandam este reparo:

  1. Falha de componentes: bateria, freios, suspensão, sistema elétrico e diversos outros podem se desgastar com o passar do tempo  — o que é esperado e completamente natural nos veículos em uso. Nesse momento, é hora de avaliar o que pode ser melhorado, investigar a origem das falhas e, se necessário, realizar trocas e reparos.

Um exemplo disso são os pneus: em contato direto e constante com o solo, é possível notar que sua aderência diminui com o passar dos meses. Quando esse desgaste é detectado, como em falhas no momento de frenagem, por exemplo, é crucial realizar sua troca por modelos novos: isso caracteriza-se como uma manutenção do tipo “corretiva”;

  1. Sinais de problemas: ruídos estranhos, perda de potência, dificuldade na partida, vibrações, luzes de alerta no painel e diversos outros sinais de funcionamento diferente do habitual podem indicar a necessidade de manutenções corretivas, mesmo antes de falhas mais explícitas aparecerem. 

Isso acontece porque, apesar de (aparentemente) funcionar regularmente, um carro que tem uma de suas peças prejudicada por desgaste ou danos físicos pode contar com diversos outros componentes prejudicados por consequência e, nesses casos, é comum que o veículo apresente sinais;

  1. Acidentes ou colisões: danos à carroceria e qualquer tipo de prejuízo às peças causado por colisões é passível de uma revisão corretiva. Nesses casos, são analisados pontos como o alinhamento de pneus, sistema de direção, freios, recursos de segurança e a estrutura do veículo como um todo. 

Também é possível recuperar peças amassadas, aplicando pressão controlada para endireitá-las de forma correta.

Como evitar?

uma mulher loira, de cabelos presos, está dirigindo um carro na rua tranquilamente

Dirigir com cautela é crucial para evitar danos permanentes aos sistemas, componentes e carroceria de qualquer veículo

A manutenção corretiva geralmente é mais cara e demorada do que a preventiva. Por isso, pode causar inconvenientes e imprevistos que atrapalham seu dia a dia e prejudicam suas economias de forma significativa. Ou seja: apesar de manutenções corretivas serem muito importantes, evitar desgastes que levam a este tipo de reparo pode ser muito positivo

Isso pode acontecer através de algumas práticas simples, que reunimos abaixo:

1. Mantenha as revisões em dia

As revisões periódicas representam a ferramenta mais valiosa para evitar maiores falhas e, consequentemente, a necessidade de substituições e reparos mais demorados (e caros). Aqui, uma dica é seguir as recomendações presentes no manual do proprietário de cada veículo: este pode ser um passo que, apesar de simples, evita que qualquer sistema do carro, moto ou caminhão chegue ao desgaste irreversível.

2. Cuidado ao dirigir

Durante a direção, alguns hábitos e costumes prejudiciais à estrutura do veículo podem ser evitados, buscando preservar sua estrutura: frenagens e acelerações bruscas, passar por locais alagados (ou com a presença de qualquer material prejudicial ao sistema do veículo) e o excesso de peso na bagagem são alguns deles. 

Também vale ressaltar que uma direção cautelosa evita acidentes, o que não é apenas positivo para a preservação do automóvel, mas para a segurança no trânsito também!

3. Não ignore os sinais!

Um homem está em uma estrada empurrando seu carro, que é branco e quebrou na estrada

Ignorar os sinais de desgaste pode fazer com que as falhas se tornem mais graves, fazendo com que seu carro te deixe na mão

Um carro que apresenta ruídos, tremores, luzes acendendo no painel e outros sinais considerados estranhos sempre vai demandar atenção extra — mesmo quando não se trata (ainda) de uma manutenção de correção. 

Quando estes vestígios vêm à tona, não ignorá-los e buscar ajuda especializada para investigar sua origem é o que vai garantir maior vida útil a todas as peças. Então, corrigindo essas falhas a tempo, é possível evitar todas as inconveniências que acompanham a troca, substituição ou reparo de peças já danificadas.

Gostou de conhecer melhor sobre o que é e como evitar a manutenção corretiva? Ela é essencial para qualquer tipo de automóvel e, apesar de demandar maiores esforços e investimentos, representa um tipo de reparo que todos os motoristas estão suscetíveis a passar em algum momento! 

Por isso, conte sempre com a ajuda de um profissional de confiança assim que notar falhas nos componentes de seu carro, moto ou caminhão!

E se você se preocupa com o estado de conservação e o desempenho do seu veículo, sabe da importância de sempre checar a bateria na hora da revisão, não é mesmo? Afinal, a atuação deste componente está presente desde o momento da partida até o funcionamento dos sistemas eletroeletrônicos e do motor.

A boa notícia é que com o delivery oficial da Moura, o Moura Fácil, você recebe a nova bateria do seu carro em até 50 minutos, com entrega e instalação grátis e um atendimento personalizado. Peça já!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Mecânica

Troca de óleo: quando fazer? O que considerar?

Você ama o seu carro e quer mantê-lo sempre funcionando da melhor maneira possível? Então, a troca de óleo regular...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos