Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Manutenção preditiva: o que é e por que fazer?

Mecânica

Manutenção preditiva: o que é e por que fazer?

manutencao-preditiva
Leitura:6 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Tratando de qualquer tipo de veículo, existem alguns tipos de manutenções que podem ser realizadas frequentemente: a corretiva, a preventiva e a preditiva são seus nomes principais. Na primeira, reparos são feitos de acordo com problemas que já são latentes. Na segunda, a vida útil das peças é levada em consideração para fazer substituições e evitar o desgaste (antes que ele aconteça). 

Na manutenção preditiva, foco do nosso artigo de hoje, os componentes de um carro são testados (por meio de equipamentos específicos para isso), com o objetivo de prever e prevenir futuros problemas de desgaste ou falhas no funcionamento de peças — principalmente aquelas que não têm vida útil exatamente preestabelecidas.

Quer conhecer mais sobre o assunto e descobrir quais são os componentes do seu veículo que podem passar por este processo? Continue com a gente!

O que é a manutenção preditiva?

A manutenção preditiva é um tipo de amparo baseado na análise de dados, testagens e informações coletadas nas peças de veículos através de equipamentos específicos para este fim. Utilizando sensores, testes mecânicos e químicos, é possível monitorar o desempenho de diversos sistemas nos carros, identificando comportamentos anormais durante diferentes etapas de seu uso e prevendo problemas antes que eles aconteçam.

Diferentemente da corretiva, a preditiva não precisa ser realizada para análise ou correção de peças que já apresentaram falhas: seu objetivo principal é prolongar a vida útil dos componentes, evitar futuros gastos com trocas e reparos e manter a performance em dia.

Quais peças podem passar por manutenções preditivas?

o painel eletrônico de um carro estáem foco. Nele, é possível observar componentes como rádio, saidas de ar, botões de temperatura e um GPS

Uma das peças que podem ser analisadas durante a revisão preditiva em veículos é a bateria — essencial para o funcionamento de todo o sistema elétrico

Os componentes avaliados por este tipo de manutenção podem variar muito: desde o desempenho de freios e equipamentos elétricos, passando pelo motor e sistemas de transmissão e direção, as peças que geralmente passam por este processo são:

  • Suspensão e direção: responsáveis pela estabilidade do veículo, neste caso utiliza-se equipamentos para monitorar a vibração, a inclinação e a pressão dos amortecedores —  buscando identificar sinais de desgaste, folgas e avarias que podem afetar a dirigibilidade a longo prazo;
  • Motor: sendo essencial para qualquer tipo de veículo, o motor pode passar por manutenção preditiva através de sensores, medidores de temperatura, pressão e outros parâmetros de desempenho e segurança;
  • Sistema de transmissão: equipamentos que analisam a vibração de componentes durante seu uso podem ajudar a identificar questões como desgaste excessivo, vazamentos, falhas de engrenagem e outros problemas comuns no sistema de transmissão, que atua levando a potência do motor até o restante do veículo;
  • Freios: aqui, equipamentos podem ser instalados para monitorar a pressão do fluido de freio, o desgaste de suas pastilhas e as condições de seus discos. O objetivo é identificar possíveis falhas no sistema, assim como sua eficiência;
  • Sistema elétrico: sensores e outros equipamentos podem ser utilizados para monitorar a tensão da bateria, a corrente elétrica e a temperatura destes componentes. Essa avaliação pode ajudar a identificar problemas como falhas no alternador ou na carga da bateria, assim como curtos-circuitos.

Agora que você sabe quais peças e sistemas podem ser avaliados durante esse tipo de vistoria, que tal conhecer melhor sobre como esses processos são feitos? Confira:

Quais são os tipos de manutenção preditiva?

um técnico em manutenções veiculares está observando sinais de analise dos componentes em um computador

Nos carros, alguns tipos de revisão preditiva podem ser feitas de acordo com dados fornecidos pelos equipamentos de análise

Como já comentamos, a manutenção preditiva abrange diversos aspectos de atuação dos sistemas de veículos: desde a qualidade do óleo que chega no motor até dados de performance sobre os componentes elétricos e mecânicos. Por isso, seus tipos variam de acordo com a atuação da peça que deseja-se analisar:

  • Análises químicas: monitora-se aspectos de viscosidade, cor, presença de partículas, detritos e outros indicadores de desgaste e contaminação nos óleos e combustíveis do veículo;
  • Análise de vibrações: mede-se as vibrações geradas pelos sistemas do carro, a fim de detectar problemas em pneus, rodas, suspensão, freios e outros conjuntos de peças;
  • Teste de elétrico: verifica-se a capacidade da bateria de fornecer energia suficiente para dar partida no carro e alimentar os sistemas elétricos, seus sensores e equipamentos;
  • Análise de gases de escape: mede-se a composição dos gases de escape para identificar problemas no motor e a queima irregular de combustíveis.

Estes são alguns dos principais tipos de manutenções preditivas, mas é importante ressaltar que, no mundo automotivo, a tecnologia está sempre avançando e não seria diferente neste tipo de revisão. 

Hoje, é possível realizar os mais diversos testes através de equipamentos tecnológicos bastante avançados, que inclusive contam com o monitoramento de inteligência artificial e outros tipos de tecnologia para alcançar resultados mais precisos.

Então, entendemos que a prioridade sobre qual tipo de revisão preditiva realizar vai depender do objetivo de cada motorista, do modelo de seu carro e diversas outras condições de uso do veículo.

Quais as vantagens da manutenção preditiva?

um carro está viajando por uma pista, no horizonte estão montanhas e o céu

Manutenções preditivas podem ser aliadas se você deseja ter viagens seguras

Como todo tipo de revisão e cuidado com o carro, a preditiva pode vir acompanhada de diversas vantagens, tanto para a segurança e performance esperadas em  seu veículo quanto para o seu próprio bolso. Veja as principais:

  • Maior segurança

A detecção precoce de falhas no sistema de um automóvel (como nos pneus, rodas, freios, motor e tantos outros componentes importantes para manter viagens seguras) evita quebras inesperadas e, claro, colabora com o bem estar não apenas do motorista, mas de outros passageiros e pedestres. 

  • Economia com reparos 

Nos veículos, todos os componentes atuam em conjunto. Quando algum componente deles se desgasta sem que ninguém perceba, ele pode prejudicar não apenas seu próprio desempenho, mas todo um sistema que está interligado com sua atuação. 

Quando isso acontece, as manutenções corretivas costumam ser mais caras e urgentes, despendendo maiores gastos em comparação às preditivas.

E aí, gostou de conhecer sobre o que é manutenção preditiva e os motivos para fazê-la? Se quiser continuar tendo trajetos seguros e cuidando das condições do seu carro, confira os outros conteúdos do nosso blog!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Mecânica

O que é manutenção corretiva e como evitá-la?

Dentre as mais temidas quando tratamos de manutenções em veículos, a manutenção corretiva é essencial para a melhor performance de...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos